Programação Geral
20/06
Workshop - Ferramentas de criação e performance com violão GuiaRT
Horário: 10:30
Local: Espaço de Criação e Investigação Sonora (ECrIS)
O GuiaRT é uma interface acústico-digital desenvolvida no Laboratório de Performance com Sistemas Interativos, da Escola de Música da UFMG, em projeto coordenado pelo professor Sérgio Freire. Essa ferramenta foi criada a partir de um violão equipado com captador hexafônico e um captador de contato, o que possibilita a exploração de recursos algorítmicos e processamento de áudio com base em programação em ambiente Max/MSP. Neste workshop, serão apresentados os recursos utilizados no processo de criação de obras e performances desenvolvidas na disciplina “Criação Interativa com o violão GuiaRT”, oferecida pelo PPGMUS da UFMG.
Professor Associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Composição do Departamento de Teoria Geral da Música desde 1990. Doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013), Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG (2002), Diplôme d’Études Approfondies (1986), Maitrise (1985) e Licence (1984) em Música pela Université de Paris VIII, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, composição com eletrônica (música mista), contraponto barroco, violão (técnica e performance), música e artes plásticas, percepção musical. Desde 2019 tem como foco principal de pesquisa a área de Performance Experimental.
Formado em Música Popular, Habilitação Violão/Guitarra, e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Natural de Ibiá/MG, iniciou seus estudos aos 12 anos e desde 2007 atua como arranjador e produtor musical em Belo Horizonte. Durante sua formação estudou com Wilson Lopes, Cliff Korman, Silvio Martins e Sérgio Freire, com quem é colaborador em diversos grupos de pesquisa voltados para Sistemas Musicais Interativos e Análise Multimodal. Mantém constante publicação científica em congressos e revistas, nacionais e internacionais, além de ter se apresentado em grandes festivais de música popular. Atualmente é Doutorando em Música pela UFMG.
Formado em instrumento especializado em violão pela Universidade Nacional de Cuyo. Nascido na província de Mendoza, Argentina, em 1985, iniciou sua formação musical aos 14 anos. No ano de 2005 ingressou no FADUNCuyo para formalizar seus estudos no bacharelado em violão, na cadeira do prof. Cristina Dueñas. Fez numerosas aparições solo e em diferentes grupos com diferentes instrumentos, cobrindo uma vasta gama de peças barrocas, clássicas e contemporâneas. Atualmente cursa doutorado na Universidade
Federal de Minas Gerais.
Docente da área de Arte/Música do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa em Performance Musical. É mestre em artes, pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Práticas e Processos em Artes – Bolsista CAPES (2013 – 2015) no qual desenvolveu trabalho sobre o uso da análise computacional de gravações na interpretação da música contemporânea para violão. É licenciado e bacharel em música pela Universidade Federal de Uberlândia (2006 – 2011). Tem participado como violonista em diferentes eventos acadêmicos e artísticos no Brasil. Como professor da educação profissional e tecnológica federal, tem se dedicado ao ensino de arte e à educação musical no contexto da extensão universitária.
Concerto I - Criação e colaboração na performance violonística contemporânea
Horário: 16:30
Local: Espaço de Criação e Investigação Sonora (ECrIS)
Concerto II - Territórios da tradição e da inovação
Horário: 19:30
Local: Auditório
21/06
Concerto Extra - O nacionalismo brasileiro no violão do século XX
Horário: 14:30
Local: Auditório
O repertório proposto é uma pequena amostra da produção brasileira para violão do século XX, em que o nacionalismo despontou como principal corrente estética. Villa-Lobos inicia e conclui o programa, num justo destaque em correspondência ao enorme êxito das soluções idiomáticas em sua obra violonística. Mignone e Guarnieri, nomes igualmente indiscutíveis do nacionalismo brasileiro, são infelizmente menos frequentes em recitais de violão, em que pese a grande qualidade de suas composições, como bem demonstram as duas obras no programa. Radamés Gnattali, que explorou as possibilidades do pinho em várias oportunidades, é aqui lembrado também em uma de suas obras menos tocadas. Para os outros três compositores – Krieger, Bellinati e Pernambuco – a qualificação de ” nacionalistas” é bem mais controversa. No primeiro, porque o objetivo de Krieger com a Ritmata era fazer obra de vanguarda, em que algum caráter nacional, se identificável, é claramente secundário. Em Bellinati, a brasilidade (estereo)típica é fora de dúvida, porém quase como decorrência da própria atividade de violonista-compositor alçada a estilo, não por filiação a uma “escola de composição” nacionalista. Por fim, Pernambuco, que aparece aqui como o único representante de extração autenticamente popular, exatamente por essa condição era entendido pelo próprio nacionalismo, lamentavelmente, como mera “fonte”, não como um protagonista.
Alunos de Graduação UFMG – UEMG:
Concerto III - Retrato Brasileiro
Horário: 16:30
Local: Auditório
Concerto IV - Giro Latino-americano
Horário: 19:30
Local: Auditório
22/06
Workshop e Concerto V - VIOrizontes convida PANDORA
Horário:
Workshop (9:30)
Concerto V (11:00)
Local: Auditório
PANDORA, grupo de pesquisa da UEMG afiliado ao CNPq, nasceu com a missão de elaborar formas diferentes de tocar violão, tornando-o uma renovada Caixa de Maravilhas. Neste concerto, o grupo apresenta obras para diferentes formações, de solo a quinteto, e com variadas propostas estéticas: didáticas, de livre improvisação e indeterminação, e grandes obras solistas. O foco é em autores brasileiros. Durante a apresentação, além dos violões convencionais, serão utilizados dois protótipos de violão idealizados pelo grupo. Esses instrumentos, dos ateliês Paulo Marcos e Jorge Rafael, foram criados com modificações estruturais para potencializar a execução de música percussiva ou das chamadas “práticas de corpo sonoro total”.
Concerto VI - O violão como albergue do longínquo
Horário: 14:30
Local: Auditório
Concerto VII - Aires Latinoamericanos
Horário: 17:00
Local: Auditório