Nossos eventos
2024
Concertos VIOrizontes
O violão em movimento.
I Colóquio artístico-científico: "O violão em múltiplas perspectivas"
Sobre o I colóquio
O Colóquio está organizado principalmente como um “evento-vitrine” do VIOrizontes, e seus membros serão os responsáveis por quase todas as atividades oferecidas: comunicações de pesquisa, oficinas, concertos temáticos. Uma das três palestras será feita por um convidado (prof. Loque Arcanjo – UEMG), assim como um dos recitais-palestra, que ficará a cargo do violonista paulista Bruno Madeira.
Todas as atividades acontecerão no Conservatório de Música da UFMG – Avenida Afonso Pena, 1534
Ao todo são 3 oficinas, 3 concertos, 3 palestras e 2 recitais-palestra.
Oficinas
Prof. Artur Miranda Azzi
Breve introdução de ordem teórica contextualizando a produção para violino na Alemanha a partir do século XVII que foram essenciais para a elaboração das Seis Suites e Partias BWV 1001-1006. Analisaremos exemplos de transcrição de trechos da Sonata BWV 1003 e escutaremos e discutiremos gravações. Estão previstas duas Masterclasses que abordem obras de J.S. Bach.
Prof. Luigi Brandão
Apresentação da regra de oitava ao violão por meio da introdução paulatina de cada uma de suas harmonias características; considerações sobre a relação entre a condução correta de vozes e a prática de baixo cifrado; realização de baixos simples em pequenos fragmentos musicais; cadências; o uso de suspensões e retardos; conduções 5-6 e 7-6 como formas alternativas de harmonizar uma escala diatônica no baixo. Breves considerações sobre modulações, figuras de acompanhamento e floreios melódicos
Prof. Roger Schena
A oficina propõe a apresentação de recursos técnicos elementares que atuam de forma direta no desenvolvimento técnico e expressivo do trêmulo. Serão salientados aspectos como a concepção do toque, articulação, regularidade rítmica, amplitude sonora (exploração da dinâmica), divisão dos extratos musicais (acompanhamento e melodia), e por fim o conceito da musculatura flexora e extensora como agente potencializador da técnica do trêmulo.
Comunicações
Apresentações de 10 minutos com possibilidade de mais 10 minutos de debate.
João Henrique Cardoso
A pedagogia para violão do século XIX: aspectos técnicos, históricos e estilísticos
Luigi Brandão
Você falou intérprete musical? Reflexões sobre uma forma de arte
Henrique Lowson
Yamandu Costa e Performance Musical – aspectos gerais
Renan Índio
Proposta de uma edição de performance da obra “Prece”, de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
Anderson Reis
“O outro lado nossa forma de pensar” Transcrição musical, tradução e escuta
Roger Schena
Coleção José Paschoal Guimarães: O acervo musical visto sob a ótica da reabilitação da linguagem do trêmulo no âmbito da música brasileira
João Morales
Revendo e expandindo o estatuto do performer
Apresentações de 10 minutos com possibilidade de mais 10 minutos de debate.
Artur Miranda Azzi
Isso não é um violão? Reflexões acerca de abordagens contemporâneas experimentais
Leonardo Amorim
“O estilo Bossa Nova”: Uma abordagem a partir da teoria de Ratner
Giuliano Coura
A obra para violão de Rufo Herrera
Cláudia Garcia
Palavras, sons e imagens: um estudo sobre o violão na prosa brasileira (edital PQ08/21-UEMG)
Renato Rosa
Estratégias pedagógicas na formação do performer violonista criativo
Vitor Gontijo
A presença do violão na coleção latino-americana da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte
Concertos Temáticos
PROGRAMA
1) VILLA-LOBOS E O NACIONAL-MODERNISMO Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Choros nº 2 violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro
Francisco Mignone (1897-1986)
Estudo nº 9 violão: Leonardo Amorim 2)
COMPOSITORES VIOLONISTAS
Egberto Gismonti (1947) Água e vinho violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro Paulo Bellinati (1950)
Jongo violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro
Maurício Ribeiro
Suíte Brasileira I – Lento II – Allegro Gracioso III – Allegro con moto
violão: Giuliano Coura / flauta: Alef Caetano
3) OUTRAS LINGUAGENS
Guilherme Castro (1972)
Vilarejo dos Lobos I – Vila II – Relógio III – Lobos IV – Brejo V –
Villa-Lobos violão: Giuliano Coura / flauta: Alef Caetano
Rogerio Vasconcelos (1962) Tensibilia III
violão: Artur Miranda Azzi
4) REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS
Roland Dyens (1955-2016) Saudades nº 3
violão: Leonardo Amorim
PROGRAMA
J.S. Bach (1685-1750)
Suíte BWV 997 (transcrição Victor Vale)
Prelude – Fugue – Sarabande – Gigue
violão: Victor Vale
Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948)
Canções para canto e piano (transcrição Anderson Reis)
violão: Anderson Reis / canto: Caroline Peres
− Madrigal (texto: Octávio Kelly)
− Samaritana da Floresta (texto: O. Lorenzo Fernandez)
− Coração Inquieto (texto: O. Lorenzo Fernandez)
− Meu pensamento (texto: Renato Almeida)
− Ó, Vida minha (texto: Belmiro Braga)
− Trovas de Amor (texto: Múcio Leão)
− Serenata (texto: Menotti Del Picchia)
− Dentro da noite (texto: Ronald de Carvalho)
Bela Bartók (1881-1945)
Suite para piano op. 14 (transcrição: Michel Maciel)
I -Allegretto
violões: Duo Vincens-Maciel (Guilherme Vincens e Michel Maciel)
Alberto Ginastera (1916-1983)
Sonata para piano nº 1, op. 22 (transcrição Sérgio Assad)
I. Allegro marcato
II. Presto misterioso
violões: Duo Vincens-Maciel (Guilherme Vincens e Michel Maciel)
PROGRAMA
A. Piazolla/J. Morales
Noches de Verano Porteño
Violão: João Morales / Video: João Morales e Eduardo Campolina
A. Miranda Azzi/J. Morales
Méditation, Faite à la Lecture du Traité de Nomadologie
Violão: João Morales / Vídeo
Guinga/S. Barroso
Cheio de Dedos
Violão: Sebastián
Barroso / Vídeo: Marina Marcon
S. Reich
Nagoya
Violões: Sebastián Barroso e Luigi Brandão
S. Steen-Andersen
Next to Beside Besides #13
Violão: Artur Miranda Azzi / Vídeo
A. Kampela
Estudo Percussivo III
Violão: Artur Miranda Azzi
A. Miranda Azzi em cooperação com o grupo de estudos *Vers Deleuze
28 de outubro de 2018: Um Retrato Necropolítico
Violões: Artur Miranda Azzi, *Eduardo Campolina, *João Morales, *Sebastián Barroso e *Renato Mendes.
Palestras
Nas últimas décadas, a historiografia sobre a trajetória e a obra de Villa-Lobos redimensionou os significados de sua produção para a cultura brasileira. Em meio às redes de sociabilidade desenhadas ao longo de sua trajetória artística, Villa-Lobos estabeleceu alianças, aproximações, mas também produziu distanciamentos e rupturas em relação às mais diversas correntes musicais e artísticas. A construção e o papel destas redes reverberam na obra para violão do compositor produzindo intertextualidades musicais rediscutidas pelos trabalhos acadêmicos mais recentes dedicados ao estudo analítico das estruturas musicais de suas peças escritas para o instrumento.
Busca explorar três classes de problemas e campos de estudos relativos à música contemporânea de concerto latino-americana: (1) Identidade: considerando possíveis características definidoras como a diversidade de manifestações, os hibridismos, as adesões e rupturas; (2) Criação: considerando aspectos de invenção e epigonismo, misturas, produção, linguagens, ensino e formação; e (3) Difusão: onde se discutirá os problemas de integração, redes, circulação e intercâmbios entre sujeitos e instituições.
Celebrizado como maestro e pianista, Tom Jobim (1927-1994) teve o violão como seu primeiro instrumento. O aprendizado se deu em ambiente doméstico, com dois tios que tocavam repertórios distintos – erudito e popular. Embora não se considerasse violonista, Jobim fez inúmeras gravações e apresentações ao violão (sobretudo nos EUA da década de 1960). Nesses registros o vemos em performances bem elaboradas e desenvoltas, que mostram um estilo muito pessoal, inclusive, mas não apenas, na condução rítmica da bossa nova.
Recitais-Palestra
A palestra abordará a atuação das mulheres na história do violão por meio de uma exposição panorâmica envolvendo importantes intérpretes e compositoras.
A música latino-americana é conhecida por sua riqueza cultural e diversidade sonora. Para valorizar essa riqueza, o Bruno Madeira apresenta um recital-palestra com um repertório de compositores de quatro países: Cuba, Argentina, México e Brasil.
Programação
O violão em suas múltiplas perpectivas
3 dias de imersão em diferentes campos de utilização de um instrumento tão popular
11/05
Palestra – 9h
“O violão de Heitor Villa-Lobos: modernismos e perspectivas historiográficas
Loque Arcanjo
Recital-Palestra 14h
“Mulheres violonistas: percursos e desafios”
Cláudia Garcia
Comunicação – Sessão A – 15:30
Recital Temático I
Concerto I (11/05, 19:30) – 100 anos de Violões brasileiros: expressões nacionais e belo-horizontinas
12/05
Palestra – 9h
“A música latino-americana em seu labirinto”
Guilherme Paolielo
Palestra – 14h
“Jobim violonista“
Ines Loureiro (residente pós-doutoral PPGMUS-UFMG
Comunicação – Sessão B – 15:30
Recital Temático II
Concerto II (12/05, 19:30) – O violão tradutor
13/05
Recital-Palestra
Vertentes da música latino-americana para violão solo
Bruno Madeira
Comunicação
Recital Temático III
Concerto III (13/05, 17:00) – O violão experimental e contemporâneo