Marco Ernesto Teruel Castellon

Nascido na Costa Rica, Marco Teruel é violonista, pesquisador e educador. Doutor em Música pela UFMG e mestre pela USC Thornton School of Music, também possui um MBA pelo Global Leaders Institute. Atualmente, é coordenador acadêmico da OAcademy Music Conservatory, uma iniciativa da Orchestra of the Americas Group.
Como intérprete, tem atuado como solista e camerista no Brasil e nos Estados Unidos, transitando entre diferentes repertórios, como a música antiga, a música contemporânea e a música brasileira popular e de concerto. Sua pesquisa investiga identidade e estereótipos na formação e recepção da literatura violonística brasileira, conectando musicologia, performance e estudos socioculturais.
Além disso, Marco integra o conselho do Guitarlab Intensives, organização sem fins lucrativos dedicada ao ensino do violão clássico por meio de cursos online. É também professor de violão no Ateliê da Música e redator para o Blog do Cifra Club.
Instituição: OAcademy Music Conversatory/Ateliê da Música/Guitarlab Intensives
Linhas de pesquisa: Dimensões interpretativas dos repertórios violonísticos / Violão, memória e cultura
Projetos
Brazilian Guitar Music: recepção e performances do repertório violonístico brasileiro
O projeto tem como objetivo central repensar a recepção, interpretação e performance do repertório brasileiro para violão, questionando as práticas canônicas e os estereótipos associados à música violonística brasileira. A partir de uma abordagem interdisciplinar, que dialoga com áreas como performance studies, crítica literária, história da arte, psicanálise e musicologia, o projeto busca devolver ao intérprete a agência para tomar decisões sobre como abordar o repertório, rompendo com modelos hegemônicos que limitam a percepção da diversidade estilística e cultural presente na produção violonística brasileira.