Linhas de Pesquisa

Tendo como base as linhas de pesquisa oferecidas no PPGMUS-UFMG, a atuação do Grupo se dará primordialmente na linha Performance Musical, mas possivelmente em diálogo com outras, a saber: Educação Musical, Processos Analíticos e Criativos, Música e Cultura. Já com relação às linhas de pesquisa internas ao próprio VIOrizontes devidamente cadastradas no CNPq, elas são as seguintes:

Linha de pesquisa - Viorizontes

Composição de repertórios didáticos para violão

Composição, análise e interpretação de obras para violão, especialmente estudos para desenvolvimento da técnica instrumental e/ou que explorem aspectos significativos para a pedagogia do instrumento, com valorização de linguagens contemporâneas.

violao UFMG Linha de pesquisa - Viorizontes

Dimensões interpretativas dos repertórios violonísticos

Análise técnica, estética, cultural e performática das obras e das práticas violonísticas. A interpretação e a performance dos repertórios violonísticos informadas por diferentes campos do conhecimento. As múltiplas questões que interessam à formação do intérprete. O papel do intérprete na cena cultural, na recepção musical, na construção de significados. Aspectos colaborativos da relação compositor/intérprete/performer.

linhas de pesquisa, objetivos e linhas de pesquisa, VIOrizontes

Escolas, métodos e práticas pedagógicas do violão

A formação histórica das práticas pedagógicas do violão. A pedagogia do violão e as temáticas modernas e contemporâneas da educação musical. Revisão crítica dos pressupostos técnico-musicais da pedagogia do violão e sua análise no repertório do instrumento. Repertórios de estudo de violão em diálogo com aspectos etários e socioculturais.

linhas de pesquisa, objetivos e linhas de pesquisa, VIOrizontes

Violão, memória e cultura

Análises do violão e seus significados histórico-culturais formados no próprio campo musical e em outros, tais como literatura, cinema, artes plásticas, mídias contemporâneas etc. Estudos biográficos de personalidades ligadas ao violão em diálogo com questões da memória cultural.