Sobre nós
VIOrizontes
Pesquisas Artísticas violonísticas
O VIOrizontes foi criado em 2014 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG (PPGMUS) com o objetivo de reunir pesquisas em pós-graduação (mestrado e doutorado) e, em decorrência destas, organizar eventos e atividades de ensino e extensão na área de violão da Escola de Música da UFMG. O grupo conta com participantes de outra instituições e mantém suas portas abertas a professores e artistas que, mesmo eventualmente não vinculados ao meio universitário, tenham interesse em desenvolver pesquisas relativas ao violão. Assim, sempre mirando desdobramentos interdisciplinares e interinstitucionais, o VIOrizontes surge como resposta às demandas crescentes de reflexão e organização da produção teórico-crítica, científica e artística, bem como das atividades de ensino e extensão que se apresentam para a área de instrumentos musicais, especialmente a de violão.
As mudanças pelas quais vem passando o ensino da música na universidade brasileira são gigantescas e o cenário atual é muito diferente, em suas configurações institucionais, exigências e desafios, do que se via há pouco mais de uma década. De uma realidade quase exclusivamente radicada na relação mestre-aprendiz, espelhando uma situação que, em outras áreas do saber, já se encontrava superada, o ensino de música, de um lado, vem se defrontando com a avalanche tecnológica que modificou inteiramente as práticas culturais, as expectativas e a própria formação do corpo discente; de outro, começa a responder à necessidade de finalmente acertar o passo com a dinâmica universitária, pautada pela lógica da produção científica interdisciplinar e comprometida com a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão.
Some-se a isso, a premência, na Escola de Música da UFMG – em que o Programa de Pós-graduação tem sua qualidade reconhecida em escala crescente – de se conceber o conhecimento de forma colaborativa e integrada, unindo tanto os esforços de professores que trabalham em áreas temáticas afins quanto as necessidades dos alunos de graduação e pós-graduação.
Buscando responder a esses desafios, o VIOrizontes se apresenta como espaço de concepção, discussão e desenvolvimento de atividades relacionadas ao violão de um modo geral, visando congregar iniciativas de pesquisa individuais ou coletivas que possam reverter em novas abordagens para a pedagogia do instrumento, em atuações artísticas inovadoras, em reflexões sobre o repertório do violão e relativas técnicas instrumentais, e ainda em investigações acerca dos aspectos históricos e culturais ligados às diversas práticas musicais em que o instrumento está inserido.
O problema que identifico é uma espécie de consenso geral, muito enraizado, de que nada se ganha com a reflexão crítica sobre a prática musical e seus fundamentos, que ela em nada contribui para o desenvolvimento da criatividade, da expressão e da sensibilidade musical.
O problema está também num certo estímulo à aversão incondicional à teoria, tachada de discurso inútil para o entendimento da música.
Prof. Dr. Flavio Barbeitas
Pesquisas concluídas e em curso
Objetivos
→ Articular a integração dos níveis de Graduação e Pós-graduação em disciplinas que tenham o violão como foco principal (ex.: Seminários de Literatura e Didática do Violão, Oficina de Performance, Violão Complementar etc.), por intermédio de organização de estágios de docência, intercâmbios etc.;
→ funcionar como espaço de orientação coletiva para estudantes de pós-graduação da UFMG e proporcionar um espaço de discussão permanente em que estejam presentes e articulados a reflexão, a produção teórica e a prática musical;
→ incentivar a publicação produtos das pesquisas realizadas, sob a forma de artigos, partituras, livros;
→ fomentar a elaboração de Projetos de Iniciação Científica para o envolvimento de alunos da Graduaçã