“O Violão em múltiplas perspectivas”I Colóquio Artístico-científico VIOrizontes – Dia I – 11/05 – Atividades

ATIVIDADES PROGRAMADAS

PALESTRAS

Loque Arcanjo (UEMG) – “O violão de Heitor Villa-Lobos: modernismos e perspectivas historiográficas”


(11/05, 09:00)
Nas últimas décadas, a historiografia sobre a trajetória e a obra de Villa-Lobos redimensionou os significados de sua produção para a cultura brasileira. Em meio às redes de
sociabilidade desenhadas ao longo de sua trajetória artística, Villa-Lobos estabeleceu alianças, aproximações, mas também produziu distanciamentos e rupturas em relação às mais
diversas correntes musicais e artísticas. A construção e o papel destas redes reverberam na obra para violão do compositor produzindo intertextualidades musicais rediscutidas
pelos trabalhos acadêmicos mais recentes dedicados ao estudo analítico das estruturas musicais de suas peças escritas para o instrumento. Na mesma direção, os estudos históricos
que se caracterizam pelo levantamento e análise de novos documentos, tais como cartas, jornais, revistas, iconografia e obras musicológicas reavaliam o lugar da produção
violonística de Villa-Lobos em relação aos modernismos no Brasil. Dentre as interpretações até então pouco tratadas pela historiografia, destaca-se o papel de Villa-Lobos na
internacionalização da música brasileira em outros centros além da França e dos Estados Unidos, em especial, como “embaixador” musical do Brasil na América Hispânica, papel
desempenhado, por exemplo, em sua visita ao Uruguai e à Argentina em 1940. Em relação a estas releituras musicológicas, qual seria o lugar da produção violonística do
compositor? Como articular a literatura musicológica sobre sua obra para violão ao redimensionamento historiográfico acerca os modernismos no Brasil? Quais diálogos possíveis
entre o estudo da internacionalização de sua obra e sua produção para o violão? Como a renovação documental das pesquisas historiográficas podem trazer novas problemáticas
para o estudo da produção violonística do compositor?

SESSÃO A (11/05, 15:30)
→ João Henrique Cardoso
A pedagogia para violão do século XIX: aspectos técnicos, históricos e estilísticos
→ Luigi Brandão
Você falou intérprete musical? Reflexões sobre uma forma de arte
→ Henrique Lowson
Yamandu Costa e Performance Musical – aspectos gerais
→ Renan Índio
Proposta de uma edição de performance da obra “Prece”, de Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
→ Anderson Reis
“O outro lado nossa forma de pensar” Transcrição musical, tradução e escuta
→ Roger Schena
Coleção José Paschoal Guimarães: O acervo musical visto sob a ótica da reabilitação da linguagem do trêmulo no âmbito da música brasileira
→ João Morales
Revendo e expandindo o estatuto do performer

CONCERTO I (11/05, 19:30) – 100 ANOS DE VIOLÕES BRASILEIROS: EXPRESSÕES NACIONAIS E BELO-HORIZONTINAS
curadores: Marco Teruel e Dudu Barretto


PROGRAMA
1) VILLA-LOBOS E O NACIONAL-MODERNISMO
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Choros nº 2
violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro
Francisco Mignone (1897-1986)
Estudo nº 9
violão: Leonardo Amorim


2) COMPOSITORES VIOLONISTAS
Egberto Gismonti (1947)
Água e vinho
violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro


Paulo Bellinati (1950)
Jongo
violões: Dudu Barretto e Daniel Christófaro


Maurício Ribeiro
Suíte Brasileira
I – Lento
II – Allegro Gracioso
III – Allegro con moto
violão: Giuliano Coura / flauta: Alef Caetano


3) OUTRAS LINGUAGENS
Guilherme Castro (1972)
Vilarejo dos Lobos
I – Vila
II – Relógio
III – Lobos
IV – Brejo
V – Villa-Lobos
violão: Giuliano Coura / flauta: Alef Caetano
Rogerio Vasconcelos (1962)
Tensibilia III
violão: Artur Miranda Azzi


4) REPERCUSSÕES E DESDOBRAMENTOS
Roland Dyens (1955-2016)
Saudades nº 3
violão: Leonardo Amorim

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